quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres


Dia Internacional 

para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres

Berlaymont building illuminated in orange for the UN's 'Orange Your World' Campaign
Em 1999, as Nações Unidas (ONU) designaram oficialmente o dia 25 de novembro como Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres. Esta data visa alertar a sociedade para os vários casos de violência contra as mulheres, nomeadamente casos de abuso ou assédio sexual, maus tratos físicos e psicológicos.
Esta efeméride está relacionada com a homenagem a Tereza, Mirabal-Patrícia e Minerva, presas, torturadas e assassinadas em 1960, a mando do ditador da República Dominicana Rafael Trujillo.
Em média, uma em cada três mulheres é vítima de violência doméstica.







segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Dia Mundial da Ciência


Dia Mundial da Ciência

O objetivo deste dia, celebrado a 24 de novembro, é enaltecer o papel da ciência para o desenvolvimento humano, assim como destacar grandes nomes da ciência, colocar desafios para o futuro e instigar o gosto pela ciência nas gerações mais novas.









quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Dia Internacional dos Estudantes.

Dia Internacional dos Estudantes.



Esta efeméride foi criada em Londres em 1941, pelo Conselho Internacional de Estudantes (a atual União Internacional de Estudantes), com delegados de 26 países. tem por objetivo enaltecer a importância dos estudos e dos estudantes na construção da sociedade.

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Dia Internacional da Tolerância


Dia Internacional da Tolerância





A data foi aprovada pelos estados membros da UNESCO após a celebração, em 1995, do Ano das Nações Unidas para a Tolerância.
A celebração do Dia Internacional da Tolerância, a 16 de novembro, visa promover o bem estar, progresso e liberdade de todos os cidadãos, assim como fomentar a tolerância, respeito, diálogo e cooperação entre diferentes culturas, povos e civilizações. É um dia destinado não só aos governos e organizações mas também às comunidades e aos cidadãos, cabendo a todos promover a tolerância no seu espaço e no mundo.

sábado, 14 de novembro de 2015

"Os Catitas" estão solidários...!!!

13 de novembro de 2015





Homenagem às vítimas dos atentados em Paris...








Condolências aos franceses, à França e a todos aqueles 

que apoiam a paz, o amor e a liberdade...





quarta-feira, 11 de novembro de 2015

A nossa feirinha de S. Martinho!

Decorreu na manhã do dia 12 de novembro, a habitual Feirinha de S. Martinho, organizada pelos "Catitas".










Ano Europeu para o Desenvolvimento!



Somos já 5000 membros no Ano Europeu para o Desenvolvimento. Obrigado pelo entusiasmo na promoção de um mundo economicamente menos desigual, socialmente mais justo, ambientalmente mais sustentável.

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Dia do Armistício.

Dia do Armistício.




Este evento marca o aniversário do fim simbólico da Primeira Guerra Mundial, a 11 de novembro de 1918. A data comemora o Armistício de Compiègne, assinado entre os Aliados e o Império Alemão em Compiègne, França, assinalando o fim das hostilidades na Frente Ocidental, o qual teve efeito às 11 horas da manhã — a "undécima hora do undécimo dia do undécimo mês".



Às 11 horas da manhã de 11 de novembro de 1918, a Alemanha assinou o armistício que pôs fim à Primeira Guerra Mundial – conhecida à época como a Grande Guerra. Quatro anos de trincheiras, de lama, de horror, de gás, nos dois campos de batalha. O armistício não era percebido como o fim apenas daquela guerra, mas como o fim definitivo das guerras.




Faz hoje 97 anos  que  terminou a 1ª Guerra Mundial. O armistício de 11 de novembro de 1918 assinala a rendição da Alemanha e o fim da Primeira Guerra Mundial. O dia 11 de novembro tornou-se o dia da lembrança em homenagem aos soldados.
Para evocar o Centenário da Grande Guerra, os alunos do 9ª ano e do Clube Europeu realizaram trabalhos, que estarão expostos de 16 a 20 de novembro, no polivalente da escola.
No dia 11 de novembro de 1918 era assinado o Armistício de Compiègne entre os Aliados e a Alemanha, dentro de um vagão-restaurante, na floresta de Compiègne, na França, com o objetivo de encerrar as hostilidades na frente ocidental da Primeira Guerra Mundial. Os principais signatários foram o Marechal Ferdinand Foch, comandante-em-chefe das forças da Tríplice Entente, e Matthias Erzberger, representante alemão. Naquele dia, Foch enviou uma mensagem por telégrafo para todos os seus comandantes: “As hostilidades cessarão em toda a frente no dia 11 de novembro às 11h, no horário da França.”
A chamada Grande Guerra tirou a vida de cerca de 9 milhões de soldados e deixou outros 21 milhões feridos. Indiretamente, morreram vítimas da guerra perto de 10 milhões de civis. Os dois países mais afetados foram Alemanha e França, cada um enviou para os campos de batalha cerca de 80% de sua população do sexo masculino, com idades entre 15 e 49 anos.
Depois do armistício, foi assinado o tratado de paz de Versalhes, celebrado em 1919, no qual a Alemanha, derrotada, era obrigada a reduzir as suas tropas pela metade, pagar pesadas indemnizações aos países vencedores, ceder todas as suas colónias e devolver a Alsácia-Lorena à França. Infelizmente, o tratado não iria alcançar o seu objetivo. A Alemanha reclamou que tinha assinado o armistício sob falsos pretextos, já que havia acreditado que a paz era uma “paz sem vencedores”, como havia sugerido o então presidente dos EUA Wilson. Os anos passaram, e o ódio ao tratado e aos seus autores estabeleceram um ressentimento latente na Alemanha. Duas décadas depois, estes sentimentos estariam entre as causas da Segunda Guerra Mundial.

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Queda do Muro de Berlim



Hoje celebra-se os 26 anos da queda do Muro de Berlim. As imagens percorreram o mundo quando foram abertas as fronteiras em Berlim e as pessoas do oeste e do leste se abraçaram.
A queda do Muro de Berlim foi resultado de uma revolução popular pacífica com o lema "nós somos o povo", posteriormente "nós somos um povo". A dimensão internacional da reunificação foi ultimada um ano depois, no Tratado Dois Mais Quatro, firmado entre os dois estados alemães, de um lado, e os EUA, o Reino Unido, a França e a então União Soviética, de outro.
Construído na madrugada do dia 13 de agosto de 1961, o muro separou a Berlim Oriental da Berlim Ocidental durante 28 anos. O Muro de Berlim não separou apenas bairros, vizinhos, parentes e amigos. Ele era o símbolo de um mundo dividido, de uma ordem mundial que marcou o século passado: junto com a distinta e muito mais longa fronteira interna entre a República Federal da Alemanha (RFA) e a República Democrática Alemã (RDA), o Muro de Berlim passou a simbolizar a chamada "cortina de ferro".
A queda do Muro de Berlim representa, portanto, muito mais do que um evento isolado na Alemanha: ele trouxe o fim da Guerra Fria e abriu o caminho para a fusão da Europa Oriental e Ocidental.

Feirinha de S. Martinho






No dia 11 de Novembro de 2015 (quarta-feira), o Clube Europeu, vai organizar a "Feirinha de S. Martinho"



Vimos por este meio pedir à Comunidade Educativa a colaboração, cedendo produtos agrícolas (frutas, vegetais, castanhas, etc). 

A quantia angariada, destina-se às atividades desenvolvidas por este Clube ao longo do ano letivo, especialmente à "Viagem Intercultural pela Costa da Luz / Sanlúcar de Barrameda 2016 ", que o Clube Europeu vai dinamizar durante o mês de julho de 2016.

domingo, 8 de novembro de 2015

Dia Europeu da Alimentação


Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis


A data, celebrada a 8 de novembro, pretende encorajar 

uma alimentação saudável nas crianças, a fim de travar o 

atual crescimento da obesidade infantil na Europa.

Este dia insere-se no âmbito de uma campanha mais vasta

da Comissão para combater a obesidade, incentivando os

cidadãos da UE a optarem por um regime alimentar 

equilibrado e a fazerem mais exercício físico. É na infância 

que se formam muitos dos nossos padrões de estilo de vida.

Na União Europeia, metade da população adulta e um 

quarto das crianças em idade escolar têm excesso de peso.

Os jovens com excesso de peso tendem a conservá-lo na

idade adulta e têm mais probabilidades de vir a ser obesos.

domingo, 1 de novembro de 2015

Ano Europeu para o desenvolvimento - Tema mês de novembro








“É necessário refletir e agir sobre os atuais padrões de produção e consumo. A alteração destes padrões é necessária para a construção de um futuro sustentável, que exige uma ação global, com a participação ativa de todos. – Ana Paula Laborinho, presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.



“É importante que todos entendam o impacto da ação humana no sistema climático, e que a inação é, sem dúvida, a pior resposta. Agora é o tempo para agir de forma a evitar as piores consequências das alterações climáticas na nossa sociedade. A nova Agenda Global 2030 é uma oportunidade para mobilizar o esforço de governos e cidadãos em torno deste objetivo comum.” – Cláudia Semedo, Embaixadora do AED em Portugal.
/www.climaterealityproject.org/addyourvoice?utm_source=YouTube-Note&utm_medium=Social&utm_campaign=OpenLetter