segunda-feira, 20 de junho de 2016

Dia Mundial do Refugiado





A 20 de junho presta-se homenagem à resistência e à força de todos os refugiados do mundo que foram obrigados a fugir de suas casas por motivos de perseguição, calamidades ou de guerra.
Um “refugiado” é uma pessoa que sofre perseguição pela sua raça, naturalidade, religião, grupo social ou opinião política e que se encontra fora do seu país, não podendo a ele retornar por força de perseguição.
Estima-se que existem mais de 45 milhões de pessoas espalhadas pelo mundo que foram forçadas a encontrar um novo local para viver. As regiões mundiais com mais refugiados são o Médio Oriente, o Sudeste Asiático, a África Oriental e o Corno de África. Segundo o Parlamento Europeu, na Europa, os países que mais proteção oferecem a refugiados são a Suécia, a Alemanha, a França, a Itália e o Reino Unido.


Neste dia mundial do refugiado, recordamos o post que no ano passado mobilizou mais pessoas no Ano Europeu para o Desenvolvimento. 
Os refugiados têm um estatuto internacional específico e devem ser protegidos.



domingo, 12 de junho de 2016

Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil



Esta data, celebrada no mesmo mês do Dia Mundial da Criança, a 12 de junho, visa alertar a população para o facto de muitas crianças serem obrigadas a trabalhar diariamente quando deveriam estar na escola a aprender e a construir um futuro melhor para si e para as suas famílias. O Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil deseja assim promover o direito de todas as crianças serem protegidas da exploração infantil e doutras violações dos seus direitos humanos fundamentais, assim como a combater todos os tipos de trabalho infantil.
"Não ao trabalho infantil na cadeia produtiva" é o tema do Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil 2016.

sexta-feira, 10 de junho de 2016

Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas


Este é o dia da Língua Portuguesa e do cidadão nacional.
Este feriado nacional, celebrado a 10 de junho, assinala também o dia da morte do poeta Luís Vaz de Camões, em 1580, autor d´Os Lusíadas, a maior obra épica de Portugal.
Durante o regime ditatorial do Estado Novo de 1933 até à Revolução dos Cravos de 25 de abril de 1974, o dia 10 de junho era celebrado como o "Dia da Raça: a raça portuguesa ou os portugueses".
Após a revolução do 25 de abril de 1974, que marcou o fim do regime ditatorial do Estado Novo, a celebração do dia passou a prestar homenagem a Portugal, a Camões e às Comunidades Portuguesas.

quarta-feira, 8 de junho de 2016

Dia Mundial dos Oceanos



Este dia dos oceanos, celebrado a 8 de junho, teve origem na Conferência da ONU sobre Ambiente e Desenvolvimento, que se realizou na cidade brasileira do Rio de Janeiro, em 1992.
A importância dos oceanos para a preservação das espécies e da biosfera é um dos pontos fulcrais destacados pelas Nações Unidas, que escolhe todos os anos um tema central para o debate de novas ideias e projetos de preservação e proteção dos oceanos.
O Tema do Dia dos Oceanos 2015/2016 é: "Oceanos Saudáveis, um Planeta Saudável".