sábado, 10 de dezembro de 2016

Dia Internacional dos Direitos Humanos


A data, celebrada a 10 de dezembro, visa homenagear o empenho e dedicação de todos os cidadãos defensores dos direitos humanos e colocar um ponto final a todos os tipos de discriminação, promovendo a igualdade entre todos os cidadãos.
Comemoração do Dia dos Direitos Humanos
A celebração da data foi escolhida para honrar o dia em que a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou, a 10 de dezembro de 1948, a Declaração Universal dos Direitos do Homem.
Esta declaração foi assinada por 58 estados e teve como objetivo promover a paz e a preservação da humanidade após os conflitos da 2ª Guerra Mundial que vitimaram milhões de pessoas.
A Declaração Universal dos Direitos do Homem enumera os direitos humanos básicos que devem assistir a todos os cidadãos.
O dia 10 de dezembro é também marcado pelo entrega do Prémio Nobel da Paz.




sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Solidariedade Europeia



Corpo Europeu de Solidariedade

European Solidarity Corps


O Corpo Europeu de Solidariedade é a nova iniciativa da União Europeia dirigida aos jovens, dando-lhes a oportunidade de fazer voluntariado ou de trabalhar em projetos, no próprio país ou no estrangeiro, em benefício de pessoas e comunidades de toda a Europa.

Aos 17 anos já te podes inscrever no Corpo Europeu de Solidariedade, mas só podes participar num projeto depois de fazeres 18 anos. A participação nos projetos do Corpo Europeu de Solidariedade está aberta aos jovens até aos 30 anos de idade.
Os projetos apoiados pelo Corpo Europeu de Solidariedade podem durar entre dois e doze meses, decorrendo, regra geral, em países da União Europeia.
Se gostas de desafios e tens vontade de ajudar os outros, adere ao Corpo Europeu de Solidariedade!




"Solidarity is the glue that keeps our Union together" ─ Jean-Claude Juncker


Sabe mais aqui:
https://europa.eu/youth/SOLIDARITY_pt
#EUsolidaritycorps

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

VI BTT SOLIDÁRIO





Solidariedade de mãos dadas com o desporto!

16 de dezembro pelas 10.30 Horas


Centro Paroquial de Barcelinhos






VI BTT SOLIDÁRIO

No dia 16 de dezembro, os alunos dos Clubes de BTT e Europeu " Os Catitas" irão sair da Sede do Agrupamento de Escolas Rosa Ramalho, em Barcelinhos, pelas dez horas e vão dirigir-se ao Centro Paroquial de Barcelinhos, onde irão entregar os bens recolhidos na escola no âmbito da iniciativa "Natal Solidário".









segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência


A data, celebrada a 3 de dezembro, tem como principal objetivo a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e a mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar destas pessoas.
Cada ano, esta efeméride tem um tema específico que pauta as atividades e eventos deste dia. Em 2016 o tema é "Alcançando 17 metas para o futuro que queremos", o qual alerta para os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU e como estes objetivos podem criar um mundo mais inclusivo e equitativo para as pessoas com deficiência.

O dia na nossa escola...



- Caminhada Solidária "No mesmo pé de igualdade" para trazer a todos a mensagem subjacente à comemoração deste dia, o Departamento de Educação Especial participou numa caminhada em parceria com o Grupo Temático da Deficiência, integrado na Rede Social de Barcelos e a APAC, intitulado VIII caminhada ”NO MESMO PÉ DE IGUALDADE".

- Projeção e exploração verbal da história “O pequeno trevo” e da canção “Somos iguais Diferentes”;
- Exposição dos trabalhos alusivos à história “O pequeno Trevo”, com mensagens alusivas ao tema da diferença, elaboradas pelas diferentes turmas da escola.                                  


Objetivos –
Consciencialização para a problemática das pessoas com deficiência.

Respeito pelo outro tendo em conta a diversidade humana e a igualdade de direitos e de oportunidades educacionais para todos.






quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Dia da Restauração


Se lhe perguntarem porque é feriado, diga que neste dia, em 1640, dava-se a Restauração da Independência, um golpe de estado contra a tentativa da anulação da independência do Reino de Portugal pela Dinastia filipina castelhana. Veio a culminar com a instauração da 4.ª Dinastia Portuguesa - a casa de Bragança - com a aclamação de D. João IV.