sábado, 4 de dezembro de 2021

X NATAL SOLIDÁRIO

 17 de dezembro de 2021


X  NATAL  SOLIDÁRIO


ao

Centro de Solidariedade Social 

de 

S. Veríssimo


No dia 17 de dezembro, os alunos do 9.º4, do Clube Europeu " Os Catitas" vão dirigir-se ao Centro de Solidariedade Social de S. Veríssimo, onde irão entregar os bens recolhidos na escola, no âmbito 
da iniciativa 
" X NATAL SOLIDÁRIO".




FEIRINHA DE NATAL

 14 de dezembro de 2021






Aviso

Alunos do Clube Europeu

 

 

Vimos por este meio, informar que no dia 14 de dezembro de 2021 (terça-feira), o Clube Europeu, vai organizar uma "Feirinha de Natal". Vimos por este meio pedir a vossa colaboração, com a cedência de produtos agrícolas (Frutas, Vegetais, etc). A quantia angariada, destina-se às atividades desenvolvidas por este Clube ao longo do ano letivo, especialmente à Visita Intercultural pelo Património Cultural Europeu (Ilha de Palma de Maiorca), que o Clube Europeu vai dinamizar durante o mês de julho de 2022.






quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

Restauração da Independência de Portugal

 

A 1 de Dezembro de 1640, dá-se a Restauração da Independência de Portugal em relação ao Reino de Espanha, terminando assim o período de 60 anos em que o Reino de Portugal foi governado pela dinastia de origem austríaca dos Habsburgos, com o fim do reinado de D. Filipe III (conhecido como Felipe IV em Espanha). Como antecedentes da Revolução do 1.º de Dezembro de 1640, há a salientar que “Os Conjurados”, um grupo de 40 portugueses, membros da aristocracia do País, se organizou de forma a preparar um plano de libertação de Portugal. Assegurados do apoio popular e de grande parte da aristocracia de Portugal, os Conjurados dirigem-se ao Paço da Ribeira, aniquilam o secretário de Estado, o traidor Miguel de Vasconcelos e intimam a Duquesa de Mântua, Vice-rainha de Portugal, a renunciar ao poder, proclamando a Independência de Portugal e aclamando João, Duque de Bragança, como rei D. João IV de Portugal, com o cognome de “O Restaurador”, iniciando assim a quarta e última dinastia real, a Dinastia de Bragança.





Como tudo aconteceu?
Em 1578, D. Sebastião morreu na batalha de Alcácer-Quibir, no norte de África. Portugal ficou sem rei, pois D. Sebastião era muito novo e ainda não tinha filhos, não havia herdeiros directos para a coroa portuguesa.
Assim, quem subiu ao trono foi o Cardeal D. Henrique, que era tio-avô de D. Sebastião. Só reinou durante dois anos, porque nem todos o queriam aceitar como novo rei.
(Estas coisas de reis, sucessão... nunca são simples, houve muitos pretendentes ao trono de Portugal e isto deu muita confusão...).
Em 1580, nas Cortes de Tomar, Filipe II, rei de Espanha, foi escolhido como o novo rei de Portugal. A razão para a escolha foi simples: Filipe II era filho da infanta D. Isabel e também neto do rei português D. Manuel, por isso tinha direito ao trono. (Nesta altura, era frequente acontecerem casamentos entre pessoas das cortes de Portugal e Espanha, o que fazia com que houvesse espanhóis que pertenciam à família real portuguesa e portugueses que pertenciam à família real espanhola.)
Durante 60 anos, viveu-se em Portugal um período que ficou conhecido na História como "Domínio Filipino". Depois do reinado de Filipe II (I de Portugal), veio a governação de Filipe III (II de Portugal) e Filipe IV (III de Portugal). (Estes reis governavam Portugal e Espanha ao mesmo tempo, como um só país).
Os portugueses acabaram por revoltar-se contra esta situação e, no dia 1 de Dezembro de 1640, puseram fim ao reinado do rei espanhol num golpe palaciano (um golpe só para derrubar o rei e o seu governo).
Havia também defensores do rei espanhol em Portugal, mas o povo não gostava disso porque o País não era governado com justiça e havia muitos problemas e ataques às províncias ultramarinas e, especialmente, ao Brasil.
Na altura, a Duquesa de Mântua era vice-rainha e Miguel de Vasconcelos era escrivão da Fazenda do Reino e tinha imenso poder! No dia 1 de Dezembro de 1640, os Restauradores mataram-no a tiro e atiraram-no pela janela, no Paço da Ribeira.
Filipe III abandonou o trono de Portugal e os portugueses escolheram D. João IV, duque de Bragança, como novo rei.
O dia 1 de Dezembro passou a ser comemorado todos os anos como o Dia da Restauração da Independência de Portugal, já que o trono voltou para um rei português.

quinta-feira, 11 de novembro de 2021

DIA DO ARMISTÍCIO

 

Foi a 11/11/1918, às 11 horas, que se assinou o acordo de paz entre os Aliados e a Alemanha, num vagão-restaurante, na floresta de Compiègne, colocando-se oficialmente um ponto final na Primeira Guerra Mundial, iniciada quatro anos antes.
Em muitas partes do mundo fazem-se dois minutos de silêncio às 11 horas da manhã locais. O primeiro minuto é para homenagear as vítimas da Guerra (cerca de 20 milhões de pessoas entre mortos e inválidos) e o segundo para homenagear os sobreviventes deste conflito mundial.






terça-feira, 9 de novembro de 2021

Feirinha de S. Martinho!

 9 de novembro de 2021



FEIRINHA - RR -2021


Organização das "CATITAS"


As nossas Catitas do 9.º4

Mariana, Beatriz Pereira, Sara, Ana Filipa, Sofia e Alexandra.



Catitas do 5.ºAno

5.º6 - Hector Torres, Miguel Barbosa, André Vilas Boas, Guilherme Silva, Rodrigo Meneses, Gonçalo Lopes, Diana Carvalho, Francisca Ferreira, Margarida Rodrigues e Hugo Santos 

5.º5 - Mateus Lopes, Bernardo Lima, Luís Guimarães, Luís Filipe Lopes, Mariana Silva, Íris Fernandes e Mariana Costa.





Foi um sucesso!!!!!



Queda do Muro de Berlim!

 

Foi há 32 anos!

O Muro de Berlim caiu a 9 de novembro de 1989.

Este acontecimento é considerado um marco do fim da guerra fria e o 1.º passo para a reunificação da Alemanha e futuro alargamento da União Europeia a Leste.







quarta-feira, 3 de novembro de 2021

quarta-feira, 27 de outubro de 2021

A participação dos Barcelenses na 1.ª Guerra Mundial





A evocação dos cento e três anos do fim da 1.ª Guerra Mundial, foi o mote da palestra proferida pelo Dr. Vítor Pinho, na Biblioteca da Escola Rosa Ramalho em Barcelinhos, no âmbito da disciplina de História.


Os alunos do 9.º2 participaram na palestra na qual tiveram também a oportunidade de visualizar o documentário premiado "Lutaram como diabos", sobre a participação de Portugal na Grande Guerra e a terrível derrota na Batalha de La Lys, bem como observar alguns objetos do quotidiano dos soldados na frente de batalha.
Do concelho de Barcelos foram mobilizados cerca de 500 jovens soldados, o que significa que muitas famílias barcelenses têm antepassados que participaram neste conflito.







terça-feira, 26 de outubro de 2021

"Novos Catitas" - Ano Letivo - 2021/2022






 Sejam Bem-vindos!


Os novos Catitas:


5.º6 - Hector Torres, Miguel Barbosa, André Vilas Boas, Guilherme Silva, Rodrigo Meneses, Gonçalo Lopes, Diana Carvalho, Francisca Ferreira, Margarida Rodrigues e Hugo Santos 



5.º5 - Mateus Lopes, Bernardo Lima, Luís Guimarães, Luís Filipe Lopes, Mariana Silva, Íris Fernandes e Mariana Costa.