segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

DIA INTERNACIONAL DO VOLUNTARIADO -2022



 O Dia Internacional do Voluntariado celebra-se todos os anos a 5 de Dezembro.

Objetivo: Enaltecer o esforço dos voluntários, salientando os valores de entreajuda e o sentido de comunidade e promover a participação em programas de voluntariado.
Tema para 2022: «Solidariedade através do voluntariado».
A União Europeia sempre valorizou o voluntariado como fundamental para a resistência, solidariedade e coesão social da comunidade e são várias as entidades que proporcionam experiências de voluntariado a nível europeu.






O 5 de dezembro é sempre um dia muito especial para nós. Celebramos o Dia Internacional do Voluntário e relembramos a importância de dar o nosso próprio tempo e energia para ajudar os outros, sem esperar nada em troca.
A celebração desta data, instituída pelas Nações Unidas em dezembro de 1985, tem como objetivo incentivar e valorizar o serviço voluntário em todo o mundo.
O Dia Internacional do Voluntário é, também por isso, um momento importante de afirmação do Corpo Europeu de Solidariedade e do seu impacto na vida dos jovens, das comunidades locais e da Europa.
Feliz Dia Internacional do Voluntário.

sábado, 3 de dezembro de 2022

DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

 




Na nossa escola...


Hoje 3 de dezembro - assinala-se o  Dia internacional da Pessoa com Deficiência que a área de Educação Especial irá dinamizar.

As atividades já iniciaram na sexta feira com palavras coladas em vários espaços da escola para nos fazerem refletir e até sorrir, se for o caso!  Segunda feira o CAA desloca-se a Barcelos para realizar uma caminhada em articulação com a APAC, algumas turmas irão fazer uma pequena reflexão sobre a canção que vai em anexo, terça feira da parte da tarde passamos um filme alusivo á temática acompanhado de umas boas pipocas.


comemoração desta data tem como principal objetivo a sensibilização, a  motivação, mobilização dos direitos  e dos assuntos relativos à deficiência e, para que se crie um mundo mais inclusivo e equitativo para as pessoas com deficiência.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

1 de dezembro de 1640 - RESTAURAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA

 

1 de dezembro de 1640


A 1 de dezembro de 1640, D. João IV era aclamado Rei de Portugal, rompendo desta forma com o jugo castelhano sobre Portugal e dando inicio à Guerra da Restauração, que duraria até 13 de fevereiro de 1668, data em que se assinou o Tratado de Lisboa, entre Afonso VI de Portugal e Carlos II de Espanha.
Conflitos da Guerra da Restauração:
- Batalha do Montijo (maio de 1644);
- Cerco de Elvas (outubro de 1644);
- Recontro de Arronches (novembro de 1653);
- Cerco de Badajoz (julho de 1658);
- Batalha das Linhas de Elvas (janeiro de 1659);
- Batalha do Ameixal (julho de 1663);
- Batalha de Castelo Rodrigo (julho de 1664);
- Batalha de Montes Claros (junho de 1665).
À memória de todos aqueles que combateram por Portugal e pelos Portugueses.




Foto Aclamação de D. João IV como Rei de Portugal, pintado por Veloso Salgado (Museu Militar de Lisboa).

Foi também a 1 de dezembro, mas de 2009, que entrou em vigor o Tratado de Lisboa, que tinha sido assinado em Lisboa, a 13 de dezembro de 2007, no culminar da terceira Presidência portuguesa do Conselho da União Europeia. O Tratado de Lisboa conferiu novos poderes legislativos ao Parlamento Europeu, colocando-o em pé de igualdade com o Conselho da União Europeia no processo de tomada de decisões sobre o que a UE faz e, por exemplo, na aprovação do orçamento anual.