Para a Comemoração da Semana da Europa, o Centro Europe Direct de Barcelos,
desloca-se à Escola Rosa Ramalho, a convite do Clube Europeu.
Em
face da publicação de um convite promovido pela Comissão Europeia, em 2004,
para a apresentação de propostas de criação de Centros de Informação Europeia,
surgiu a Rede de Centros EUROPE DIRECT.
As estruturas de acolhimento selecionadas na
altura para acolherem um Centro Europe Direct tiveram em funcionamento os
Centros por quatro anos - o período compreendido entre o ano de 2005 e o ano de
2008.
No sentido de dar seguimento ao trabalho de
informação desenvolvido por esta rede, em julho de 2008 e em julho de 2012,
novos convites foram lançados pela Comissão Europeia para a apresentação de
candidaturas para a seleção de estruturas de acolhimento de Centros EUROPE
DIRECT, para o período de 2009-2012 e para o período de 2013-2017, respetivamente.
A Rede de Centros de Informação Europe
Direct constitui um dos principais instrumentos de que a União Europeia dispõe
para informar os cidadãos europeus sobre a União Europeia, em particular sobre
os direitos dos cidadãos da União Europeia e as prioridades da União Europeia
(nomeadamente a estratégia para o crescimento Europa 2020), e promover a
cidadania participativa a nível local e regional.
O objetivo global desta rede é o de que
os cidadãos tenham fácil acesso à informação e a oportunidade de dar a conhecer
e trocar os seus pontos de vista, em todos os domínios de atividade da União
Europeia e, em especial, nos que têm um impacto na vida quotidiana das pessoas.
Missão
A missão dos centros é bifacetada:
·
Informar
os cidadãos europeus a nível local e regional. Os Centros constituem um
parceiro fundamental no âmbito do conceito de «balcão único» enquanto primeiro
ponto de entrada na União Europeia para os cidadãos, fornecendo informações
sobre a União Europeia, remetendo-os para o portal «A sua Europa» ou para
fontes de informação especializadas e outros serviços e redes. Prestam
informações, aconselhamento e assistência e dão respostas a perguntas sobre a
União Europeia, e, em particular, sobre os direitos dos cidadãos da União
Europeia, as prioridades da União Europeia (nomeadamente, a estratégia de
crescimento Europa 2020), sua legislação, políticas, programas e possibilidades
de financiamento.
·
Promover
a cidadania participativa através de várias ferramentas de comunicação
(publicações, sítio Internet, meios de comunicação social, etc.) e da interação
com as partes interessadas locais e regionais, os multiplicadores e os meios de
comunicação social. Estimulam o debate através da organização de conferências e
eventos e canalizam as reações dos cidadãos de volta para a União Europeia.
Serviços Básicos de Informação
Os Centros de Informação Europe Direct
prestam um serviço de proximidade adaptado às necessidades locais e regionais
que permita ao público obter informações, conselhos, assistência e respostas a
perguntas sobre a União Europeia, e, em particular, sobre os direitos dos
cidadãos da União Europeia, as prioridades da União Europeia (nomeadamente, a
estratégia de crescimento Europa 2020), sua legislação, políticas, programas e
possibilidades de financiamento. Nesse sentido, facultam ao público em geral os
seguintes Serviços:
·
Fornecer ao público:
o Instalações
devidamente assinaladas com o logótipo Europe Direct, com zonas para receber
visitantes, disponibilizar documentação, material de leitura, acesso a, pelo
menos, um computador com ligação à Internet, realizar reuniões;
o Serviço de atendimento
por telefone, por correio eletrónico e direto;
o Acesso a material de
informação fornecido pelas Instituições Europeias;
o Página Web específica
com informações de base sobre os serviços oferecidos pelo CIED.
·
Sensibilização do público para:
o Acesso ao balcão
único: Rede Europe Direct, centro de contacto Europe Direct (CCED) e portal A
Sua Europa;
o Acesso ao Europa
(sítio Web da União Europeia), meios sociais digitais da União Europeias e
outras fontes de informação a que os CIED têm livre acesso;
o Acesso a outras redes
de informação e pontos de contacto nas Instituições Europeias.
·
Apoiar a atuação da Comissão Europeia nível local
através da:
o Comunicação
mensalmente com a Representação da Comissão Europeia e apoiá-la nas suas
atividades de sensibilização a nível regional e local;
o Participação em
reuniões e cursos de formação organizados pela Comissão (Representação e sede
em Bruxelas);
o Apoio à organização e
promoção de eventos locais e regionais, organizados pelas Representações da
Comissão Europeia e pelos Gabinetes de Informação do Parlamento Europeu;
o Prestação de
informação mensal acerca das atividades do CIED de Barcelos, incluindo
informações sobre as principais preocupações dos cidadãos e a cobertura
mediática regional/local das questões da União Europeia.
O espaço físico do Centro de Informação Europe
Direct de Barcelos (CIED de Barcelos) está sediado no
Campus do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, edifício da Cantina
Tem perguntas sobre a UE?
O serviço Europe Direct
pode ajudá-lo.
Vou viver para
outro país da Europa: como posso obter uma autorização de residência? Quais são
as regras em matéria de preço do roaming? O meu voo foi cancelado: que
direitos me assistem? A que tipo de subvenções da UE se pode candidatar a minha
organização? Para obter resposta a estas e muitas outras perguntas, contacte o serviço
de informação central Europe Direct.
Se procura
aconselhamento ou ajuda na sua área de residência ou um fórum local de debate e
sensibilização para as políticas da UE, contacte o centro de informação
local mais próximo.
O
Europe Direct oferece:
·
serviços de informação locais em cada país da UE onde se podem obter
informações adaptadas às necessidades locais
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