O Ano Europeu das Línguas (AEL) 2001, organizado conjuntamente pelo Conselho da Europa e pela União Europeia, envolveu com sucesso milhões de pessoas nos 45 países participantes. As atividades desenvolvidas celebraram a diversidade linguística na Europa e promoveram a aprendizagem de línguas.
Na sequência do êxito do AEL-2001, o Conselho da Europa instituiu o Dia Europeu das Línguas, a ser celebrado todos os anos no dia 26 de setembro. Os objetivos gerais do Dia Europeu das Línguas são:
- Alertar o público em geral para a importância da aprendizagem das línguas e diversificar a oferta linguística de modo a incrementar o plurilinguismo e a compreensão intercultural;
- Promover a riqueza da diversidade linguística e cultural da Europa, que deve ser preservada e valorizada;
- Fomentar a aprendizagem de línguas ao longo da vida, dentro e for a da Escola, seja para fins académicos ou profissionais, seja para fins de mobilidade ou por prazer e intercâmbio.
Em 26 de setembro de 2011 assinalou-se o 10º aniversário do Dia Europeu das Línguas (DEL), celebrado no Conselho da Europa e em todos os 47 estados-membros.
A QUEM SE DESTINA O DIA EUROPEU DAS LÍNGUAS?
A expectativa do Conselho da Europa é a de que este Dia seja celebrado tanto pelas autoridades nos estados-membros como por outros potenciais parceiros a vários níveis:
- decisores políticos (medidas específicas ou debates sobre assuntos relacionados com política de línguas, por exemplo);
- público em geral (aumentando a consciência sobre os objetivos do DEL, incluindo a importância da aprendizagem de línguas ao longo da vida, em qualquer idade, em estabelecimentos de ensino, no local de trabalho, etc.);
- no âmbito do voluntariado (ações específicas por e/ou para ONG, associações, empresas, etc.).
A nossa escola, também, comemorará esta data, através da realização de algumas atividades:
- exposição de trabalhos elaborados pelos alunos, no corredor de acesso ao polivalente,
- Quiz das Línguas, na biblioteca escolar,
- almoço convívio para alunos, docentes e pessoal não docente, na cantina, no dia 26 de setembro.
A webrádio junta-se a esta iniciativa divulgando músicas/canções de diferentes estados membros do Conselho da Europa.
O desenvolvimento das capacidades de comunicação em várias línguas é essencial para garantir a equidade e a integração.
Atendendo à crescente mobilidade, globalização da economia e tendências económicas em constante mudança, é fundamental aprender línguas e desenvolver uma competência plurilingue e intercultural.
Na nossa escola...
Atendendo à crescente mobilidade, globalização da economia e tendências económicas em constante mudança, é fundamental aprender línguas e desenvolver uma competência plurilingue e intercultural.
Na nossa escola...
Sem comentários:
Enviar um comentário