Exposição na nossa Escola
1917/2017
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[Evocação da revolução russa no seu centenário – a revolução
artística do modernismo]
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REVOLUÇÃO
RUSSA (1917)
E ARTE MODERNA
A relação pode parecer difícil, mas não é.
É inquestionável que a revolução russa de 1917, agora centenária, foi um marco na história
da cultura moderna. Consistiu, na sua génese, de uma tomada do poder despótico
do czar pelo povo oprimido e na instituição de um estado operário. É certo que
estas premissas foram posteriormente corrompidas por Estaline. No entanto, não
viciando os factos da história, a revolução operária e camponesa russa foi um
processo de transformação da soberania de um império feudal poderosíssimo, pela
tomada de consciência de um povo oprimido, para uma república socialista.
A arte moderna foi o
laboratório criativo de libertação da arte das opressões do passado. Para esse
processo crítico contribuiu um contexto de grandes tensões políticas, económicas,
sociais e culturais. Arte moderna (ou Modernismo) é um
conceito que define as diversas correntes artísticas de vanguarda que surgem no
início do século XX. Na pintura, muitas delas como desenvolvimentos das ruturas
iniciadas pelo Impressionismo. Cubismo, dadaísmo, expressionismo, fauvismo,
futurismo, surrealismo, abstracionismo, construtivismo russo, são algumas das
principais correntes do movimento modernista que se manifestou na literatura e nas
artes nos finais do século XIX e princípios do século XX.
Durante aquele período histórico as mudanças tecnológicas criaram uma
nova realidade social, a primeira Guerra Mundial colocou o homem perante a
possibilidade da sua destruição.
António Boaventura Pinto
Na Rússia surgia o comunismo. Tudo isto
foi tema de reflexão para os artistas que procuraram novas formas artísticas.
A presente exposição combina dois
propósitos: evocar o centenário da revolução russa de 1917 e celebrar o enorme
potencial criativo dos movimentos artísticos modernos. Desenvolveu-se também
combinando duas dimensões:
a)
o estudo do contexto histórico da
Revolução Russa (1917), desenvolvida no âmbito da disciplina de História;
b)
conhecer as principais manifestações da
arte moderna, recorrendo a pinturas interpretativas das caraterísticas
estilísticas do Impressionismo, do Expressionismo, do Cubismo, do
Abstracionismo e do Construtivismo Russo, realizadas no âmbito da disciplina de
Educação Visual.
Nestes trabalhos, participaram todos os
alunos do 9.º ano de escolaridade da nossa escola.
António Boaventura Pinto
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