A comemoração, que tem lugar a 21 de setembro, tem como objetivo sensibilizar para a necessidade de paz no mundo bem como acabar com conflitos entre povos.
Este ano o tema deste dia é:
"A não-violência, uma política pela paz".
Hoje celebra-se o Dia Internacional da Paz.
Em 2012 , a UE recebeu o Prémio Nobel da Paz pelos seus esforços em prol da paz, da reconciliação, da democracia e dos direitos humanos na Europa.
A UE decidiu doar o prémio monetário (930 000 euros) às crianças que não tiveram a sorte de crescer num país em paz. Além disso, decidiu complementar o montante do prémio (930 000 euros), totalizando dois milhões de euros, que foram atribuídos a quatro projetos educativos destinados a crianças vítimas de conflitos. Até à data, mais de 28 000 crianças beneficiaram desses projetos selecionados no ano passado.
A UE tenciona prosseguir esta iniciativa nos próximos anos enquanto legado político do Prémio Nobel da Paz e como um instrumento para a promoção da educação nas zonas de conflito. Para 2013, a UE decidiu duplicar uma vez mais os recursos e atribuiu mais quatro milhões de euros a novos projetos e aos projetos em curso.
h
h
Sem comentários:
Enviar um comentário