Todos os anos, no Dia da Europa, comemorado a 9 de maio, festeja-se a paz e a unidade do continente europeu. Esta data assinala o aniversário da histórica «Declaração Schuman». Num discurso proferido em Paris, em 1950, Robert Schuman, o então Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, expôs a sua visão de uma nova forma de cooperação política na Europa, que tornaria impensável a eclosão de uma guerra entre países europeus. A sua visão passava pela criação de uma instituição europeia encarregada de gerir em comum a produção do carvão e do aço. Menos de um ano mais tarde, era assinado um tratado que criava uma entidade com essas funções. Considera-se que a União Europeia atual teve início com a proposta de Schuman.
Dia da Europa
A efeméride, comemorada a 9 de maio, assinala a paz e a unidade do continente europeu. Esta data assinala o aniversário da histórica «Declaração Schuman».
A visão de Schuman passava pela criação de uma instituição europeia encarregada de gerir em comum a produção do carvão e do aço. Menos de um ano mais tarde, era assinado um tratado que criava uma entidade com essas funções. Considera-se que a União Europeia atual teve início com a proposta de Schuman.
Este ano, no Dia da Europa, as instituições europeias desejam prestar uma homenagem especial, através de uma série de atividades online, aos numerosos europeus que, num espírito de solidariedade, ajudam a União Europeia a superar a crise do coronavírus.
Sem comentários:
Enviar um comentário