sexta-feira, 19 de março de 2021

Os países de origem dos alunos da escola Rosa Ramalho


O sucesso do projeto interdisciplinar “Os países de origem dos alunos da escola Rosa Ramalho”



Decorreu, durante o primeiro período do ano letivo 2020/2021, o projeto interdisciplinar “Os países de origem dos alunos da escola Rosa Ramalho”.

Neste âmbito, foi pedido aos alunos a realização de trabalhos que identificassem os países de origem dos alunos que frequentam este Agrupamento. Foram identificadas cerca de dez nacionalidades diferentes de alunos que vieram de países como: Brasil, Angola, Reino Unido, Espanha, Nigéria, Alemanha, Marrocos, França, Andorra e Suíça.

Os alunos realizaram trabalhos em diversas disciplinas: Português, Inglês, História e Geografia de Portugal, Educação Visual, Cidadania e Matemática. Tiveram que escolher uma das nacionalidades representadas, que depois os levou a realizar trabalhos, onde identificaram a localização do país, a moeda usada, a sua capital, a língua materna, o número de habitantes, o nome do seu presidente, as suas tradições gastronómicas e os seus costumes.

Na disciplina de Matemática foi elaborada uma tabela com o intuito de perceber a percentagem de alunos estrangeiros no Agrupamento de Escolas Rosa Ramalho e na disciplina de Educação Visual, através da técnica de desenho e da pintura, foram realizadas as diferentes bandeiras de cada país de origem dos alunos deste Agrupamento.

As bandeiras, esculpidas em madeira, ficaram muito bonitas e podem vê-las expostas no corredor de acesso ao polivalente da Escola Rosa Ramalho.

Finalmente, em Cidadania visualizaram vídeos sobre as causas da migração, realizaram-se debates sobre o tema e pesquisaram os hinos dos dez países dos seus colegas.

A realização destes trabalhos permitiu que os alunos ficassem a conhecer melhor a realidade de cada país que faz parte deste projeto interdisciplinar. Foi um verdadeiro intercâmbio cultural entre os alunos.

 

Trabalho elaborado por: Beatriz Garrido, nº3, 5º5


Projeto interdisciplinar “Países de origem dos alunos do AERR”

A disciplina de Cidadania e Desenvolvimento desenvolveu, em todas as turmas do 5º ano, um trabalho interdisciplinar, em articulação com outras disciplinas, sobre os países de origem dos alunos do Agrupamento.

A turma 5º5 teve um excelente desempenho na disciplina de EV (Educação Visual) realizando as bandeiras dos dez países de origem dos alunos do Agrupamento.

O professor cortou vários pedaços de madeira em retângulos para não nos magoarmos, os alunos escolheram o país que iam desenhar e pintar na madeira. Podiam selecionar um dos seguintes países: Brasil, Angola, Reino Unido, Espanha, Nigéria, Alemanha, Marrocos, França, Andorra e Suíça.

Concluído o trabalho, este foi colocado em exposição na Escola Básica Rosa Ramalho para todos os professores/alunos poderem ver.

Na disciplina de Matemática trabalharam os dados recolhidos, fazendo tabelas de frequência absoluta.

Em Cidadania falaram debateram os motivos pelos quais as pessoas migravam e visualizaram vídeos sobre o tema.

Em Inglês e Português elaboraram textos que tinham como base a pesquisa realizada.  

De acordo com os alunos da turma 5º5, este projeto ajudou-os imenso porque, começaram a ter mais conhecimentos sobre diversos aspetos (os costumes, gastronomia, moeda, bandeira…) dos países de origem dos alunos do Agrupamento. Os alunos consideram que este trabalho foi muito positivo e também adoraram fazê-lo.

 

                                                                                    Dinis Gandarão Silva, nº7, 5º5


Durante o projeto interdisciplinar “Países de origem dos alunos do AERR” foram realizadas várias atividades com vista à obtenção de conhecimentos sobre os diferentes países, culturas, costumes e tradições que fazem parte da escola. Várias atividades foram realizadas nas diversas disciplinas abarcadas por este projeto. 

Em primeiro, fomos elucidados sobre as razões da migração e vimos um vídeo acerca deste tema. Também debatemos os fatores que conduzem à migração. Na disciplina de Matemática, de forma a efetuar a análise estatística dos dados recolhidos, procedemos à construção de tabelas de frequências absolutas e de gráficos de barras no Microsoft Office Excel.

Em História e Geografia de Portugal pesquisamos sobre os diferentes países e respetivas línguas, capitais, bandeiras, localizações, tradições, culturas e costumes. Em Português e Inglês realizamos textos síntese sobre as atividades que fizemos durante o projeto e em TIC fizemos um jogo digital sobre as diferenças entre as culturas dos países.

Em Educação Visual construímos as bandeiras dos países em madeira e depois pintamos de acordo com as cores de cada nação. Fizemos isto para as bandeiras do Brasil, Reino Unido, Suíça, Alemanha, Marrocos, Nigéria, Andorra, França, Angola, Portugal e Espanha.

Neste projeto interdisciplinar aprendemos muito sobre as diferentes nações, culturas, tradições e costumes que fazem parte do Agrupamento e também desenvolvemos muitas competências nas diferentes disciplinas. Foi um projeto muito enriquecedor e permitiu-nos conhecermos melhor os países de origem dos nossos colegas.

 Rui Pedro Rodrigues, n.º24, 5.º5

  





segunda-feira, 8 de março de 2021

DIA INTERNACIONAL DA MULHER!



 Um Feliz Dia da Mulher onde o melhor presente é a dedicação convicta, de todos, homens e mulheres, de continuar a trabalhar por direitos e oportunidades e conseguirmos mudar a sociedade em que vivemos!

Mensagem de Sofia Colares Alves Representante da Comissão Europeia em Portugal






Temos de trabalhar para que a Europa permaneça desbravadora nos direitos das mulheres.
Este dia da mulher é para as mulheres:
🙋 na linha da frente
👩 💻 nos fundos do escritório
👩 ⚕️ trabalhadores da saúde
👩 💼 assistentes de vendas
👩 quem são mães
🙍 quem perdeu o emprego durante a crise
🙅 que não quer mais se contentar com discriminação, insegurança e injustiça.
A pandemia COVID-19 aumentou as desigualdades existentes entre mulheres e homens em quase todas as áreas da vida.

"Façamos com que o século XXI seja finalmente o século das mulheres" - os direitos das mulheres percorreram um longo caminho na Europa e estamos a trabalhar para alcançar uma igualdade plena




Este Dia da Mulher é para as mulheres que estão na linha da frente e para as que estão na retaguarda. É para as profissionais de saúde, que foram os nossos anjos da guarda, e é para as nossas vendedoras que mantiveram os nossos supermercados abertos.
O Dia da Mulher é também para todas as mães que cuidaram dos filhos durante os confinamentos. Mas este Dia da Mulher é também para as mulheres que perderam o emprego durante a crise. E o Dia da Mulher é para as que já não querem tolerar as discriminações, a insegurança e a injustiça.
Gostaríamos que 2021 trouxesse boas notícias para todas elas, todas as mulheres europeias.



Mulheres são feitas para a ciência. Mulheres estão aptas a liderar. Carreira e maternidade podem andar juntas. É óbvio, mas ainda precisa de ser dito.
Empoderar mulheres vai beneficiar a todos nós. Estamos a trabalhar para uma Europa equilibrada entre os sexos para colmatar as lacunas.
A pandemia COVID-19 não poupou ninguém, e foi particularmente desafiadora para as mulheres de todo o mundo.