O sucesso do projeto interdisciplinar “Os países de origem dos alunos da escola Rosa Ramalho”
Decorreu, durante o
primeiro período do ano letivo 2020/2021, o projeto interdisciplinar “Os
países de origem dos alunos da escola Rosa Ramalho”.
Neste âmbito, foi pedido
aos alunos a realização de trabalhos que identificassem os países de origem dos
alunos que frequentam este Agrupamento. Foram identificadas cerca de dez
nacionalidades diferentes de alunos que vieram de países como: Brasil, Angola, Reino
Unido, Espanha, Nigéria, Alemanha, Marrocos, França, Andorra e Suíça.
Os alunos realizaram
trabalhos em diversas disciplinas: Português, Inglês, História e Geografia de
Portugal, Educação Visual, Cidadania e Matemática. Tiveram que escolher uma das
nacionalidades representadas, que depois os levou a realizar trabalhos, onde identificaram
a localização do país, a moeda usada, a sua capital, a língua materna, o número
de habitantes, o nome do seu presidente, as suas tradições gastronómicas e os
seus costumes.
Na disciplina de Matemática
foi elaborada uma tabela com o intuito de perceber a percentagem de alunos estrangeiros
no Agrupamento de Escolas Rosa Ramalho e na disciplina de Educação Visual, através
da técnica de desenho e da pintura, foram realizadas as diferentes bandeiras de
cada país de origem dos alunos deste Agrupamento.
As bandeiras, esculpidas em
madeira, ficaram muito bonitas e podem vê-las expostas no corredor de acesso ao
polivalente da Escola Rosa Ramalho.
Finalmente, em Cidadania
visualizaram vídeos sobre as causas da migração, realizaram-se debates sobre o
tema e pesquisaram os hinos dos dez países dos seus colegas.
A realização destes
trabalhos permitiu que os alunos ficassem a conhecer melhor a realidade de cada
país que faz parte deste projeto interdisciplinar. Foi um verdadeiro
intercâmbio cultural entre os alunos.
Trabalho
elaborado por: Beatriz Garrido, nº3, 5º5
Projeto interdisciplinar “Países de origem dos alunos do
AERR”
A disciplina de Cidadania e Desenvolvimento desenvolveu, em
todas as turmas do 5º ano, um trabalho interdisciplinar, em articulação com
outras disciplinas, sobre os países de origem dos alunos do Agrupamento.
A turma 5º5 teve um excelente desempenho na disciplina de EV
(Educação Visual) realizando as bandeiras dos dez países de origem dos alunos
do Agrupamento.
O
professor cortou vários pedaços de madeira em retângulos para não nos magoarmos,
os alunos escolheram o país que iam desenhar e pintar na madeira. Podiam
selecionar um dos seguintes países: Brasil, Angola, Reino Unido, Espanha,
Nigéria, Alemanha, Marrocos, França, Andorra e Suíça.
Concluído o trabalho, este foi colocado em exposição na Escola
Básica Rosa Ramalho para todos os professores/alunos poderem ver.
Na disciplina de Matemática trabalharam os dados recolhidos,
fazendo tabelas de frequência absoluta.
Em Cidadania falaram debateram os motivos pelos quais as
pessoas migravam e visualizaram vídeos sobre o tema.
Em Inglês e Português elaboraram textos que tinham como base a
pesquisa realizada.
De acordo com os alunos da turma
5º5, este projeto ajudou-os imenso porque, começaram a ter mais conhecimentos sobre
diversos aspetos (os costumes, gastronomia, moeda, bandeira…) dos países de
origem dos alunos do Agrupamento. Os alunos consideram que este trabalho foi
muito positivo e também adoraram fazê-lo.
Dinis Gandarão Silva, nº7, 5º5
Durante o projeto interdisciplinar
“Países de origem dos alunos do AERR” foram realizadas várias atividades com
vista à obtenção de conhecimentos sobre os diferentes países, culturas,
costumes e tradições que fazem parte da escola. Várias atividades foram
realizadas nas diversas disciplinas abarcadas por este projeto.
Em primeiro, fomos elucidados sobre as
razões da migração e vimos um vídeo acerca deste tema. Também debatemos os
fatores que conduzem à migração. Na disciplina de Matemática, de forma a
efetuar a análise estatística dos dados recolhidos, procedemos à construção de
tabelas de frequências absolutas e de gráficos de barras no Microsoft Office
Excel.
Em História e Geografia de Portugal pesquisamos
sobre os diferentes países e respetivas línguas, capitais, bandeiras,
localizações, tradições, culturas e costumes. Em Português e Inglês realizamos
textos síntese sobre as atividades que fizemos durante o projeto e em TIC
fizemos um jogo digital sobre as diferenças entre as culturas dos países.
Em Educação Visual construímos as
bandeiras dos países em madeira e depois pintamos de acordo com as cores de
cada nação. Fizemos isto para as bandeiras do Brasil, Reino Unido, Suíça,
Alemanha, Marrocos, Nigéria, Andorra, França, Angola, Portugal e Espanha.
Neste projeto interdisciplinar
aprendemos muito sobre as diferentes nações, culturas, tradições e costumes que
fazem parte do Agrupamento e também desenvolvemos muitas competências nas
diferentes disciplinas. Foi um projeto muito enriquecedor e permitiu-nos
conhecermos melhor os países de origem dos nossos colegas.
Sem comentários:
Enviar um comentário