segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

" XIII Natal Solidário "

 

Aproveitamos para agradecer à Junta de Freguesia da Várzea, o mini autocarro para o transporte dos 12 alunos do Clube Europeu.



Esta atividade só foi possível com o apoio da Junta de Freguesia da Várzea.



No Seminário da Silva...

 Por volta das 10.00 horas, na entrada do Seminário...















Aproveitamos para agradecer aos responsáveis do Seminário a forma calorosa como nos acolheram.

Obrigado ao Sr. Padre José Costa e ao missionário Odair.




BOAS FESTAS!

 



Cartaz elaborado pelo "Catita" Leonardo Almeida.


Feliz 2025!

 


Cartaz elaborado pelo "Catita" Leonardo Almeida.

terça-feira, 17 de dezembro de 2024

terça-feira, 10 de dezembro de 2024

Dia dos Direitos Humanos!

 


Cartaz elaborado pelo "Catita" Leonardo Almeida.


Dia dos Direitos Humanos

 

Os direitos humanos provêm da Declaração Universal dos Direitos Humanos que é uma carta de princípios onde se estabelecem e defendem quais os direitos e liberdades do indivíduo que são independentes de raça, sexo, nacionalidade, etnia, religião ou qualquer outra condição.

Foi adotada e proclamada pela Assembleia Geral na sua Resolução 217A (III) de 10 de Dezembro de 1948. Publicada no Diário da República, em Portugal, I Série A, n.º 57/78, de 9 de Março de 1978, mediante aviso do Ministério dos Negócios Estrangeiros.






domingo, 1 de dezembro de 2024

RESTAURAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA DE PORTUGAL


A Restauração da Independência em Portugal comemora-se anualmente no dia 1 de dezembro.

 

 


Relembra-se com esta data a ação dos nobres portugueses ocorrida a 1 de dezembro de 1640, quando invadiram o Paço Real e mataram Miguel de Vasconcelos, o representante de Espanha em Lisboa, aclamando D. João, duque de Bragança, como rei de Portugal.

 


A Restauração da Independência foi o culminar de um período de grande descontentamento por parte da população portuguesa, desiludida com a União Ibérica, entre Portugal e Espanha, que teve a duração de 60 anos (de 1580 a 1640). Este período originou diversos problemas à população portuguesa, com sobrecarga de impostos e envolvimento de Portugal nos conflitos de Espanha.

Os 60 anos que fomos governados por três reis Filipes de Espanha (domínio filipino) aconteceu porque o jovem rei português, D. Sebastião, desapareceu na batalha de Alcácer-Quibir, originando um problema de sucessão no trono.