quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Feliz 2016!

Imagem relacionada


São os votos dos alunos do Clube Europeu 
da 
Escola Básica Rosa Ramalho!






Ano Europeu para o Desenvolvimento 2015





Os Direitos Humanos e o Desenvolvimento estão 

necessariamente ligados à palavra Liberdade: liberdade de 

escolha, de acesso, de decisão, de pensamento e de ação. 



Este foi o desígnio do Ano Europeu: ter voz e dar voz aos 

temas do Desenvolvimento, trabalhar em conjunto para 

construir e sensibilizar, informar para agir. 

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

A nossa quinta visita solidária...




Centro Social e Paroquial de Gilmonde
16 de dezembro de 2015

a nossa visita...



Os bens angariados na iniciativa "Natal Solidário", organizada pelo professor de Educação Moral e Religiosa Católica,  Carlos Sousa....

Os nossos pais natais...









 Com os utentes do Centro de Dia...


Com os meninos da creche...


 "O nosso abastecimento" 
oferecido gentilmente pelo Centro Social




O nosso muito obrigado, à Instituição, à Dra. Conceição Moreira e sua equipa.

Bem Hajam!





quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

A caminho de mais um BTT SOLIDÁRIO...!


16 de dezembro de 2015


V BTT SOLIDÁRIO


V BTT SOLIDÁRIO




A solidariedade de mãos dadas com o desporto! 


     O grupo de BTT e o Clube Europeu, "Os Catitas", da E.B. 2,3 Rosa Ramalho, Barcelinhos
 vão entregar no dia 16 de dezembro, todos os bens que recolheram 
no 
"Natal Solidário", 
ao 

Centro Social e Paroquial de Gilmonde - Barcelos 









A nossa anual visita solidária...!



NATAL SOLIDÁRIO - 2015










    



     No dia 16 de dezembro, os alunos dos Clubes de BTT e Europeu " Os Catitas" irão sair da Sede do Agrupamento de Escolas Rosa Ramalho, em Barcelinhos, pelas treze horas e vão dirigir-se ao Centro Social e Paroquial de Gilmonde, onde irão entregar os bens recolhidos na escola no âmbito da iniciativa "Natal Solidário".


quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Dia Internacional dos Direitos Humanos.













Dia Internacional dos Direitos Humanos.

A data, celebrada a 10 de dezembro, visa homenagear o empenho e dedicação de todos os cidadãos defensores dos direitos humanos e colocar um ponto final a todos os tipos de discriminação, promovendo a igualdade entre todos os cidadãos.
A celebração da data foi escolhida para honrar o dia em que a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou, a 10 de dezembro de 1948, a Declaração Universal dos Direitos do Homem, a qual enumera os direitos humanos básicos que devem assistir a todos os cidadãos.
Esta declaração foi assinada por 58 estados, com o objetivo de promover a paz e a preservação da humanidade após os conflitos da 2ª Guerra Mundial, os quais vitimaram milhões de pessoas.
O dia 10 de dezembro é também marcado pela entrega do Prémio Nobel da Paz.







Os nossos direitos são a nossa liberdade: liberdade de expressão e de associação, liberdade de oportunidades, liberdade do medo. 







Os valores da liberdade, do respeito pelos direitos humanos, e o princípio da realização periódica de eleições por sufrágio universal são alguns dos elementos essenciais das democracias. E a democracia é o sistema mais favorável à proteção dos direitos humanos. 
O apoio à realização de eleições livres e justas nas várias regiões do mundo é, portanto, uma ação relevante da cooperação europeia para o desenvolvimento.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência


Hoje, assinala-se 
o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, 
efeméride promovida pela ONU desde 1998.

A 3 de dezembro, assinala-se o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, data promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), com a finalidade de sublinhar a necessidade de uma maior atenção por parte da sociedade civil e do poder político para os assuntos relacionados com a deficiência.

A finalidade desta data é promover uma maior compreensão relativamente aos assuntos relacionados com a deficiência.
Por outro lado, este 3 de dezembro pretende também mobilizar a sociedade civil e as entidades com poder para se mobilizarem em torno na defesa da dignidade, dos direitos e o bem-estar das pessoas.
Entre estes direitos estão a integração das pessoas com deficiência, quer na vida política, social, económica e cultural.
Todos os anos, o tema deste dia é baseado no objetivo do exercício pleno dos direitos humanos e da participação na sociedade, estabelecido pelo Programa Mundial de Ação a respeito das pessoas com deficiência, adotado pela Assembleia Geral da ONU, em 1982.
Hoje é Dia Internacional/Europeu das Pessoas com Deficiência. Na UE, cerca de 80 milhões de pessoas têm alguma deficiência. Em média, são mais interessadas em política do que a população em geral:
Na nossa escola....




terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Angariação de bens para o Natal Solidário - 2015





A decorrer até ao dia 15 de dezembro,

a recolha de bens para o 

"Natal Solidário - 2015"




Este ano a recolha terá como destino 
o
Centro Social e Paroquial de Gilmonde, Barcelos.

Direitos humanos e Governação


Tema de dezembro: 


DIREITOS HUMANOS E GOVERNAÇÃO



Os direitos humanos são a pedra angular das sociedades inclusivas e dinâmicas, cujos governos estão ao serviço das pessoas e para as quais todos podem contribuir. Em contrapartida, quando há problemas de governação e violações dos direitos humanos, são os mais pobres e mais vulneráveis quem mais sofre. Por conseguinte, se quisermos manter a dignidade humana, lutar contra a pobreza, defender a igualdade e evitar conflitos é fundamental eliminar os obstáculos que perpetuam as violações dos direitos humanos.



Foto: Sombra de uma mulher a segurar uma Flor de Lotus num painel, enquanto participa numa marcha de protesto para marcar o Dia Internacional dos Direitos Humanos.
Cambodja, 2014. © Mak Remissa - LUSA




"Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade."
Artigo 1° Declaração Universal dos Direitos do Homem, assinada em 1948 com o objetivo promover a paz e a preservação da humanidade após os conflitos da II Guerra Mundial que vitimaram milhões de pessoas.

Restauração da Independência em Portugal.

Restauração da Independência em Portugal.

Esta data, celebrada a 1 de dezembro, relembra a ação de nobres portugueses, que a 1 de dezembro de 1640, invadiram o Paço Real e aclamaram D. João, Duque de Bragança, como rei de Portugal.