Dia Internacional dos Direitos Humanos.
A data, celebrada a 10 de dezembro, visa homenagear o empenho e dedicação de todos os cidadãos defensores dos direitos humanos e colocar um ponto final a todos os tipos de discriminação, promovendo a igualdade entre todos os cidadãos.
A celebração da data foi escolhida para honrar o dia em que a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou, a 10 de dezembro de 1948, a Declaração Universal dos Direitos do Homem, a qual enumera os direitos humanos básicos que devem assistir a todos os cidadãos.
Esta declaração foi assinada por 58 estados, com o objetivo de promover a paz e a preservação da humanidade após os conflitos da 2ª Guerra Mundial, os quais vitimaram milhões de pessoas.
O dia 10 de dezembro é também marcado pela entrega do Prémio Nobel da Paz.
Os nossos direitos são a nossa liberdade: liberdade de expressão e de associação, liberdade de oportunidades, liberdade do medo.
Os valores da liberdade, do respeito pelos direitos humanos, e o princípio da realização periódica de eleições por sufrágio universal são alguns dos elementos essenciais das democracias. E a democracia é o sistema mais favorável à proteção dos direitos humanos.
O apoio à realização de eleições livres e justas nas várias regiões do mundo é, portanto, uma ação relevante da cooperação europeia para o desenvolvimento.
Sem comentários:
Enviar um comentário