segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto





Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto 


A data de 27 de janeiro foi escolhida para a celebração deste dia por possuir um significado especial: foi a 27 de janeiro de 1945 que teve lugar a libertação do principal campo de concentração nazi (Auschwitz) pelas tropas da União Soviética.


Este dia tem por objetivo lembrar das vítimas do Holocausto, o genocídio cometido pelos nazistas e seus adeptos que ceifou a vida de milhões de judeus, dois milhões de ciganos, quinze mil homossexuais e milhões de outros durante a II Guerra Mundial.






18 de Janeiro de 1945
Neste dia, na iminência da chegada dos soldados soviéticos, os alemães evacuavam às pressas o campo de concentração de Auschwitz, na Polónia, obrigando mais de 60 mil prisioneiros à uma marcha de 56 km até a cidade de Loslau.
Os prisioneiros, na sua maioria judeus e ciganos, foram obrigados a caminhar sem calçado ou roupa adequada em temperaturas que podiam alcançar os -20 graus Celsius.
Não recebiam comida ou água e durante a noite eram deixados ao relento, debaixo da neve, da chuva e expostos ao frio.
A marcha duraria alguns dias. Os muito fracos ou os que caíam devido ao cansaço eram mortos e os corpos empurrados para o lado da estrada para não atrapalharem a marcha dos demais.
No total morreriam mais de 15 mil pessoas.
Em Loslau os sobreviventes foram embarcados em trens e levados para outros campos de concentração na Alemanha, especialmente para Bergen-Belsen.
Essas marchas se repetiriam por toda a Polónia.
Em Auschwitz foram abandonados cerca de 8 mil prisioneiros, doentes demais para fazerem a marcha. Foram libertados pelos soldados soviéticos no dia 27 de Janeiro de 1945.

Sem comentários:

Enviar um comentário