Today is International Holocaust Remembrance Day. Read how the Parliament helps to fight discrimination @ http://epfacebook.eu/n8nsand SHARE to honour the memory of the victims.
27 de Janeiro
Neste dia comemora-se em todo o mundo o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto.
A data foi escolhida pela ONU na resolução 60/7 do dia 1 de Novembro de 2005, e coincide com o dia da libertação do Campo de Concentração de Auschwitz (ver publicação anterior), no ano de 1945.
"O Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto é, portanto, um dia em que devemos reafirmar nosso compromisso com os direitos humanos. [...]
Devemos também ir além da lembrança e nos certificarmos que as novas gerações conheçam esta história. Temos de aplicar as lições do Holocausto no mundo de hoje. [...]"
- Mensagem do Secretário Geral da ONU Ban Ki-Moon, em Janeiro de 2008.
Foram vítimas do Holocausto cerca de 6 milhões de judeus, 2 milhões de ciganos, 250 mil deficientes físicos ou mentais e 9 mil homossexuais.
Os números exatos são difíceis, senão mesmo impossíveis de determinar. A técnica mais utilizada consiste em comparar dados demográficos das regiões ocupadas pelos alemães, bem como documentos da época.
Os alemães, naturalmente bem organizados e sistemáticos, contribuíram muito para a determinação do número de vítimas através de registros bastante precisos acerca do número de civis mortos nas ações de extermínio e campos de concentração.
Muitos oficiais alemães, desejosos de serem reconhecidos pelo bom trabalho, faziam questão de produzir relatórios bem detalhados com o número de vítimas mortas em determinadas ações, o que também ajudou bastante os historiadores modernos.
Sem comentários:
Enviar um comentário