sábado, 19 de dezembro de 2020

quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Dia Internacional dos Direitos Humanos



Dia Internacional dos Direitos Humanos




A data, celebrada a 10 de dezembro, visa homenagear o empenho e dedicação de todos os cidadãos defensores dos direitos humanos, colocando um ponto final em todos os tipos de discriminação, promovendo a igualdade entre todos os cidadãos.
A celebração da data foi escolhida para honrar o dia em que a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou, a 10 de dezembro de 1948, a Declaração Universal dos Direitos do Homem.
Esta declaração foi assinada por 58 estados e teve como objetivo promover a paz e a preservação da humanidade após os conflitos da 2ª Guerra Mundial que vitimaram milhões de pessoas.
Esta data corresponde também à entrega do Prémio Nobel da Paz.
Em 2020, o tema do Dia Internacional dos Direitos Humanos é “Recover Better – Stand Up for Human Rights”.












Direitos Humanos

 Declaração Universal dos Direitos Humanos, na nossa escola(alunos do 5.º e 6.ºano)












10 de dezembro








sábado, 5 de dezembro de 2020

Dia Internacional do Voluntariado

 Celebra-se no dia 5 de dezembro, o Dia Internacional do Voluntariado, que tem por objetivo incentivar e valorizar o serviço voluntário em todo mundo.







O Dia Internacional do Voluntariado, celebrado no dia 5 de dezembro, foi instituído pelas Nações Unidas em dezembro de 1985, tendo por objetivo incentivar e valorizar o serviço voluntário em todo mundo.



quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

Dia Internacional das pessoas com deficiência.

 


O dia 3 de dezembro é o

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

Este ano, a UNESCO assinala-o com o lema de construir um mundo pós Covid-19 “inclusivo, acessível e sustentável por, para e com pessoas com deficiência”.

Inclusão e acessibilidade tornaram-se ainda mais importantes durante a pandemia do Covid-19

A UE está empenhada em apoiar pessoas com deficiência na realização da igualdade.

A UE é parte na Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (UNCRPD).




terça-feira, 1 de dezembro de 2020

1.º de dezembro de 1640

 

Restauração da Independência

No dia 1 de dezembro de 1640 Portugal recuperou o direito a decidir o seu futuro.



O Primeiro de Dezembro é o dia da proclamação pela nobreza portuguesa do Duque de Bragança como Rei de Portugal, com o título de João IV, tendo derrubado o rei Felipe III de Portugal da Casa das Áustrias, na época rei da Espanha. Esta mudança de dinastia não foi nada pacífica. Durante 28 anos, as monarquias de Bragança e da Áustria travaram uma longa guerra. O Tratado de Lisboa de 1668 pôs fim ao conflito militar, dividindo a Península Ibérica em dois Estados.

A 1 de dezembro de 1640, um grupo designado de "Os quarenta conjurados", lideraram um golpe de estado revolucionário que terminaria com a restauração da independência de Portugal.



A dinastia espanhola dos Filipes governou o país entre 1580 e 1640, altura em que o futuro D. João IV liderou uma revolta que afastou os castelhanos do trono. Foram 120 os conspiradores que, na manhã de 1 de dezembro de 1640, invadiram o Paço da Ribeira, em Lisboa, para derrubar a dinastia espanhola que governava o país desde 1580. Miguel de Vasconcelos, que representava os interesses castelhanos, foi morto a tiro e atirado pela janela.

Foi do balcão do Paço que foi proclamada a coroação do Duque de Bragança, futuro D. João IV, e foi também dali que foi ordenado o cerco à guarnição militar do Castelo de S. Jorge e a apreensão dos navios espanhóis que se encontravam no porto.

Até ao final de 1640 todas as praças, castelos e vilas com alguma importância tinham declarado a sua fidelidade aos revoltosos. A restauração da independência só seria reconhecida pelos espanhóis 28 anos depois, com a assinatura do Tratado de Lisboa.

quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres.

 

25 de novembro de 2020


Assinala-se hoje o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres.

"Temos de falar sobre isto por muitos motivos.
Temos de falar sobre isto para libertar as vozes das vítimas e ajudá-las a quebrar o silêncio.
Temos de falar sobre isto para aumentar a consciência e expressar o nosso compromisso para com a não violência e a igualdade.
Acima de tudo, temos de falar sobre isto para encontrar soluções e acabar com este flagelo que atinge a nossa sociedade."David Sassoli - 25.11.2020 - Presidente do Parlamento Europeu






A violência doméstica contra mulheres e raparigas intensificou-se desde o surto da pandemia da #COVID19.

Precisamos de um esforço coletivo à escala mundial para a travar.



quarta-feira, 10 de junho de 2020

Feliz Dia de Portugal!




Feliz dia de Portugal, da Camões e das Comunidades Portuguesas

Comemora-se hoje o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. 440 anos após a sua morte celebra-se a memória do “príncipe dos poetas portugueses”, Luís Vaz de Camões, cuja obra “Os Lusíadas” é a obra prima da nossa literatura. Não devemos, ainda, esquecer os feitos dos nossos destemidos antepassados que se aventuraram por mares, oceanos e terras desconhecidas, alargaram horizontes e espalharam a nossa cultura, tornando o Português na 5ª língua mais falada do mundo.





terça-feira, 5 de maio de 2020

Dia da Europa - 2020


Todos os anos, no Dia da Europa, comemorado a 9 de maio, festeja-se a paz e a unidade do continente europeu. Esta data assinala o aniversário da histórica «Declaração Schuman». Num discurso proferido em Paris, em 1950, Robert Schuman, o então Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, expôs a sua visão de uma nova forma de cooperação política na Europa, que tornaria impensável a eclosão de uma guerra entre países europeus. A sua visão passava pela criação de uma instituição europeia encarregada de gerir em comum a produção do carvão e do aço. Menos de um ano mais tarde, era assinado um tratado que criava uma entidade com essas funções. Considera-se que a União Europeia atual teve início com a proposta de Schuman.



Dia da Europa
A efeméride, comemorada a 9 de maio, assinala a paz e a unidade do continente europeu. Esta data assinala o aniversário da histórica «Declaração Schuman».
A visão de Schuman passava pela criação de uma instituição europeia encarregada de gerir em comum a produção do carvão e do aço. Menos de um ano mais tarde, era assinado um tratado que criava uma entidade com essas funções. Considera-se que a União Europeia atual teve início com a proposta de Schuman.
Este ano, no Dia da Europa, as instituições europeias desejam prestar uma homenagem especial, através de uma série de atividades online, aos numerosos europeus que, num espírito de solidariedade, ajudam a União Europeia a superar a crise do coronavírus.









O Dia da Europa em 2020 comemora-se nas instituições europeias no seu Dia anual de Portas Abertas, que este ano tem lugar a 9 de maio em Bruxelas e Luxemburgo e 17 de maio em Estrasburgo.